quinta-feira, 18 de junho de 2009

Já não sou ceguinha....

É verdade, lá fui eu na terça-feira toda contente fazer a minha cirurgia Lasik. A mami estava cheia de medo, mas acompanhou-me. É curioso eu nem por um minuto pensei que isto fosse correr mal. Toda óptimista, lá fui!
Quando cheguei fui vista pelo meu médico para confirmar a correcção a fazer. Depois uma enfermeira levou-me para uma salinha onde me deu uma bata azul, umas botinhas plásticas para calçar e uma toca verde, pôs-me umas gotas anestisiantes e deu-me um calmante e um ben-u-ron. E agora espera um bocadinho. Ok, espero. Estava lá também um alentejanito à espera que ainda meteu conversa comigo e depois entrou para a cirurgia. Vieram pôr-me mais gotas e espera. O alentejano deve ter demorado cerca de meia hora lá dentro.
Lá chegou a minha vez. Entrei no bloco. Estavam lá o médico e mais dois ou três. Deite-se, ponha aqui a cabeça e olhe para a luz encarnada (que o Dr. é chique e não diz vermelho). Assim fiz. Primeiro o olho direito. Puseram um género de guardanapo azul só com um buraco para o olho. Fita-cola (que não era bem fita-cola claro) para prender as pestanas e uma maquineta para abrir mais olho... isso é que faz impressão, não dói mas faz impressão, parece que o olho vai saír. Respira fundo Joana que isto é mesmo assim, pensava eu. O que se seguiu não foi melhor, uma máquina que corta uma camada fina e protectora do olho. "Vai ficar sem ver um bocadinho, mas não se preocupe que é mesmo assim." diz o Dr. Ok. Sim também faz impressão e não é por não ver que disso eu estava avisada, mas faz uma certa pressão no olho que se torna desconfortável, mas também só dura uns segundos, ou no máximo um minuto. Muitos liquidos lá para cima e começa o lazer. Cheira a queimado, tipo porco queimado. lol. Uns minutitos depois mais liquidos e umas"festinhas" com uma espécie de cotonete, mais liquido, mais liquido, mais "festinhas" e já está, tira a maquineta, tira a fita-cola, mais liquidos e fecha o olho que vamos ao próximo.
O outro foi exactamente igual, claro.
Ao todo devo ter demorado cerca de meia-hora. A enfermeira levou-me para uma sala. Via tudo meio nublado. Chamaram a mami e veio o Dr. falar conosco. "A menina Joana (esta foi a parte mais cómica, ele falava com a minha mãe como se eu tivesse cinco anos) portou-se muito bem, correu tudo lindamente!". Deram-me uma caixinha com 2 tipos de gotas diferentes, mais 2 ben-u-rons para tomar caso tivesse dores, que não tive e umas palas de plástico para não coçar os olhos inadvertidamente a dormir. "Não coçar os olhos e hoje estar de olhos fechados o mais possível. E é tudo. Amanhã quero vê-la outra vez às 14h30."
Bota os óculos-escuros que a luz faz impressão e vamo embora!
Nesse dia parecia que tinha umas areias nos olhos, mas à medida que o tempo ía passando, ía vendo melhor.
Ontem já acordei sem impressão nenhuma e a ver quase como quando tinhas as lentes. Fui lá. O Dr. disse que etsva tudo óptimo, deu-me mais 3 tipos de gotas para pôr 4 vezes ao dia e para a semana tenho que lá voltar!
Ainda não estou a 100%, mas já vejo quase tudo como quando usava as lentes.
Estou muito contente! Vale mesmo a pena! Então aquela parte em que a Multicare amiga paga tudo a 100% é a melhor!
Para quem quer ver, encontrei no you tube uma cirurgia identica à minha:

2 comentários:

L. disse...

o teu olho é mais bonito que o do video, meu falcão de trazer por casa.

marta disse...

Dispenso ver o video, espero nunca precisar de fazer esta operação (nem outras).
Parti-me a rir com a parte do médico a falar com a mamã. LOL.
Tás a ver?! LOL.